Como podemos te ajudar?

Localização

Definição

A localização da sua empresa é o seu local de trabalho – ou seja, é onde está seu restaurante, sua clínica, sua loja ou o seu call center. Se seus clientes irão no seu estabelecimento ou se você irá contactá-los via telefone ou online – isso tudo faz parte do seu projeto e o local a ser escolhido deve ser ideal para os objetivos a serem alcançados.

Importância para o emprésário e para a criação do plano de negócios

Dependendo da natureza da sua empresa, o local pode ser um fator de sucesso mais ou menos determinante. No capítulo de “Localização e Infra-estrutura” do seu plano de negócios, é importante apresentar as instalações e a localização da sua empresa – com todas as suas vantagens e desvantagens e como você vai usá-los exatamente.
Também é importante que você mostre o seu potencial ao credor, investidor ou patrocinado. É importante que você saiba quais fatores da localização são relevantes para você e, claro, que o local escolhido cumpra com os critérios mais importantes.

Alguns fatores são importantes para serem analisados. Alguns deles podem ser rapidamente colocados em dados e números, outros são mais difíceis de medir e mais propensos a descrever em palavras, como:

  • Localização (acessibilidade, visibilidade, atratividade – para clientes e funcionários)
  • Demanda potencial (clientes, área de influência, poder de compra)
  • Competição (área, tamanho / iluminação)
  • Fornecedores (proximidade, qualidade)
  • Espaço comercial (tamanho, disponibilidade, requisitos regulamentares, as oportunidades para expansão, equipamentos)
  • Custos (investimento, subsídios, custos de aluguel ou de locação, imposto sobre as empresas)
  • Trabalho (disponibilidade, qualificação)

Na escolha do local, diversas análises devem ser feitas e consideradas para chegar a conclusão que aquele lugar escolhido é de fato o melhor para seu tipo de negócio.

Dicas SmartBusinessPlan

Considere a partir da lista acima, quais fatores que a sua empresa precisa analisar, em seguida, veja o que para você é o mais importante. Em seu plano de negócios você pode explicar sobre os fatores de decisão para o lugar escolhido. Mas lembre-se, além dos benefícios é importante também informar os pontos críticos.

Aviso: Muitos empresários levam os critérios pessoais como os mais relevantes, tais como: próximo a casa, ambiente familiar, etc. Estes são certamente fatores relevantes, mas não os mais importantes.

Para que o leitor do seu plano tenha uma imagem fiel do local do seu negócio, é aconselhável adicionar fotos profissionais ou um mapa.

Se você não for abrir um restaurante ou uma loja, é sempre possível recorrer a escritórios compartilhados ou temporários que possuem preços razoáveis e com curtos períodos de aluguel. Assim, você poderá planejar melhor os valores a serem investidos.

Pronto para começar seu próprio negócio?

bhp