A localização da sua empresa é o seu local de trabalho – ou seja, é onde está seu restaurante, sua clínica, sua loja ou o seu call center. Se seus clientes irão no seu estabelecimento ou se você irá contactá-los via telefone ou online – isso tudo faz parte do seu projeto e o local a ser escolhido deve ser ideal para os objetivos a serem alcançados.
Importância para o emprésário e para a criação do plano de negócios
Dependendo da natureza da sua empresa, o local pode ser um fator de sucesso mais ou menos determinante. No capítulo de “Localização e Infra-estrutura” do seu plano de negócios, é importante apresentar as instalações e a localização da sua empresa – com todas as suas vantagens e desvantagens e como você vai usá-los exatamente.
Também é importante que você mostre o seu potencial ao credor, investidor ou patrocinado. É importante que você saiba quais fatores da localização são relevantes para você e, claro, que o local escolhido cumpra com os critérios mais importantes.
Alguns fatores são importantes para serem analisados. Alguns deles podem ser rapidamente colocados em dados e números, outros são mais difíceis de medir e mais propensos a descrever em palavras, como:
Na escolha do local, diversas análises devem ser feitas e consideradas para chegar a conclusão que aquele lugar escolhido é de fato o melhor para seu tipo de negócio.
Considere a partir da lista acima, quais fatores que a sua empresa precisa analisar, em seguida, veja o que para você é o mais importante. Em seu plano de negócios você pode explicar sobre os fatores de decisão para o lugar escolhido. Mas lembre-se, além dos benefícios é importante também informar os pontos críticos.
Aviso: Muitos empresários levam os critérios pessoais como os mais relevantes, tais como: próximo a casa, ambiente familiar, etc. Estes são certamente fatores relevantes, mas não os mais importantes.
Para que o leitor do seu plano tenha uma imagem fiel do local do seu negócio, é aconselhável adicionar fotos profissionais ou um mapa.
Se você não for abrir um restaurante ou uma loja, é sempre possível recorrer a escritórios compartilhados ou temporários que possuem preços razoáveis e com curtos períodos de aluguel. Assim, você poderá planejar melhor os valores a serem investidos.