Como podemos te ajudar?

Investimento

Definição

O investimento é o dinheiro aplicado em alguma atividade econômica, ou seja, a aplicação de capital em meios de produção, visando o aumento da capacidade produtiva – instalações, máquinas, transporte, infraestrutura – que são os bens de capital. O investimento produtivo se realiza quando a taxa de lucro sobre o capital supera ou é pelo menos igual à taxa de juros ou quando os lucros são maiores ou iguais ao capital investido.

O investimento bruto corresponde a todos os gastos realizados com bens de capital (máquinas e equipamentos) e formação de estoques.

O investimento líquido exclui as despesas com manutenção e reposição de peças, depreciação de equipamentos e instalações. Esse está diretamente ligado à compra de bens de capital e, portanto, à ampliação da capacidade produtiva.

Algumas outras palavras e siglas estão conectadas diretamente ao significado de investimento. Algumas delas são:

  • R.O.I: é o retorno sobre o investimento, ou seja, é o índice que mede a rentabilidade de um investimento em relação ao  volume de recursos investido.
  • Aporte: é o investimento financeiro, ou seja, a aplicação de capital na empresa investida.
  • Private equity: investimento similar ao venture capital, porém com maiores volumes de dinheiro e tamanho das operações. Além disso, é realizado por fundos em empresas que não têm ações listadas em Bolsa de Valores.
  • Venture Capital: Também conhecido como capital de risco, é um tipo de investimento feito em empresas que estão em estágio inicial, mas que têm alto potencial de crescimento. Os investidores – tradicionalmente na forma de empresas – passam a ter participação societária no negócio. Com o dinheiro, as startups estruturam suas operações sem depender de fluxo de caixa, que geralmente é inexistente ou baixo nessa fase

Pronto para começar seu próprio negócio?

bhp