O empreendedor é o que cria e estabelece um novo negócio. Na fase inicial, talvez você seja o especialista, o gerente e o empresário – o pacote completo. Isso requer uma boa quantidade de habilidades. Quanto mais experiência você tiver, melhor. Para ser um empreendedor é necessário se adaptar às suas deficiências e as dificuldades que aparecerão pelo caminho, sem deixar de enfrentá-las com persistência para aprender e progredir constantemente.
Potenciais investidores ou parceiros não estão interessados apenas no seu currículo - ao contrário de uma entrevista de emprego, mas sim, nas verdadeiras habilidades que você possui, no que irá ajudar você a iniciar e conduzir uma empresa com sucesso. Estas incluem habilidades técnicas e pessoais, know-how empresarial, bem como o seu trabalho e experiência de vida.
Ao escrever um plano de negócios, você tem a oportunidade de descrever o papel de liderança que deseja preencher a partir de todos os ângulos. Isto pode soar um pouco complicado. Na verdade, é necessário escrever apenas 2-3 parágrafos que mostram quem você é, o que você é capaz, o que você quer aprender e por que ser um empreendedor é importante para você.
Personalidade
Alguns projetos funcionam melhor com uma equipe. Se sua empresa é formada por CEOs, sócios e funcionários é necessário fazer um resumo de como essas pessoas se complementam: Como é que suas habilidades, pontos fortes e experiências complementam um ao outro? Como distribuir responsabilidades na sua equipe? Você e seus sócios já trabalharam em equipe no passado? Por exemplo, como chef e dono do restaurante ou como artesão e administrador de escritório.
Seu currículo é uma boa base para a apresentação como fundador, empreendedor e futuro empresário. No entanto, não é necessário listar todas as suas atividades profissionais. Deve ser uma versão condensada, que contém apenas informações que são relevantes para a empresa.
O capítulo “Empreendedor” é especialmente importante para equipes: É importante destacar os pontos fortes e as responsabilidades correspondentes de cada membro da equipe. Isso está relacionado com o fato de que uma equipe é vista por pessoas que podem compensar a fraqueza de outros ou adicionar valor com experiência.
Se você for empreender sozinho, é necessário deixar claro como você obterá o conhecimento para certas áreas que não correspondem a você, por exemplo, através da contratação de freelancers ou parceiros.