Definição
A concorrência é uma parte importante do mercado. Analisá-la ajudará a determinar a viabilidade de um modelo de negócio ou desenvolver uma estratégia para se posicionar no mercado.
Pergunte a si mesmo: Como posso satisfazer o cliente e fazer com que meu produto seja o escolhido? Como posso me posicionar no mercado e oferecer um serviço ou produto que se destaque e seja melhor que meus concorrentes, ou o que posso oferecer que os outros ainda não oferecem – seja entrega mais rápida, melhor preço, mais confiável, melhor serviço ao clientes ou algo personalizado?
Importância para o Plano de Negócios
A análise da concorrência é feito para ver como seus concorrentes estão fazendo negócios e encontrar a estratégia certa para o seu negócio. Isso ajudará a convencer potenciais investidores, indicando que você está ciente do seu mercado e das possibilidades. Além disso, irá auxiliar a determinar as chances de sucesso do seu produto ou serviço.
Aqui estão algumas perguntas para orientação:
- Quem são seus concorrentes e quantos existem?
- Quais as estratégias que eles empregam? preços baixos, de alta qualidade ou serviço especial?
- Quem domina o mercado? Por quê?
- Qual a porcentagem que sua concorrência tem no mercado?
- O que diferencia sua oferta dos concorrentes? Será que essa diferença afeta a decisão do cliente a comprar?
- Qual é o seu objetivo? Você quer dominar o mercado? Você quer posicionar-se em um mercado específico? Você usará preços, qualidade e serviços superiores para ter sucesso no mercado?
Importante: Não complique as coisas, quando for verificar essas informações. Todas essas questões são supostamente para dar uma ideia geral sobre como abordar o tema. Talvez seja suficiente se você investir três boas métricas de uma fonte confiável. Pergunte a si mesmo, quais as informações que você gostaria de ter como investidor.
Dicas SmartBusinessPlan
- Você pode obter informações de diretórios da indústria, bem como os sites e press releases de seus concorrentes.
- Verificar a área é útil caso você queira abrir uma loja que se baseia em clientes que passarão e entrarão.
- Conversar com clientes e especialistas da indústria irá ajudá-lo a encontrar a estratégia certa.
- Importante: Sua concorrência não é apenas aquelas que oferecem o mesmo produto / serviço que você. Não se esqueça de intervenientes no mercado que satisfaçam a necessidade do seu cliente com um produto diferente. Exemplo: Seria catastrófico para a uma empresa ferroviária apenas levar em conta outras empresas ferroviárias. Companhias aéreas, ônibus e até mesmo vendedores de automóveis são concorrentes para eles.
- Para ter uma ideia, o que outros empresários escreveram sobre as suas concorrências, confira nossos exemplos de planos de negócios.