Como podemos te ajudar?

Ano Fiscal

Definição

O ano fiscal, também conhecido como exercício fiscal é o período dividido em 4 trimestres, subdivisão necessária para computar as oscilações de desempenho, fluxo de pagamentos, cumprimento de obrigações, etc.

No fim desses períodos, costuma-se proceder à divulgação de Demonstrativos de Resultados e balancetes, diferentemente do fim do período em que balanços patrimoniais e outras escriturações contábeis mais completas, são realizadas a fim de mostrar o desempenho fiscal preciso de uma companhia.

No Brasil, por exemplo, o ano fiscal é idêntico ao ano-calendário, ou seja, diz respeito às obrigações fiscais assumidas de janeiro a dezembro. Entretanto, existem nações e/ou empresas que utilizam outras referências para apurar suas receitas e despesas, que computa o ano de apuração contábil entre julho e junho do ano posterior.

A cada três meses as empresas atualizam o seu balanço para que os seus acionistas e sócios possam acompanhar de perto o crescimento e o desempenho. Esse relatório traz também uma previsão de vendas para o próximo trimestre, que pode ou não ser concretizada.

Dicas SmartBusinessPlan

Uma das maneiras de medir o sucesso ou fracasso de um produto, seja ele uma novidade ou não, é ver se as vendas no final de um período alcançaram o previsto, ultrapassaram ou nem chegaram no mínimo desejado. Esses relatórios são publicados abertamente e costumam ser “traduzidos” pelos analistas para que os consumidores entendam o significado dos resultados apresentados.

É importante ter claro nas análises e planos de negócios quais são os objetivos e metas, e acompanhar de perto como seu negócio se desenvolve.

Pronto para começar seu próprio negócio?

bhp