Quando começamos um plano de negócios, esse tipo de questionamento pode surgir. Precisa ser muito grande? Qual o tamanho ideal? Será que escrevi de mais ou de menos?
Escrever um plano de negócios completo é essencial. A tendência nos planos de negócios nos dias de hoje é voltar aos fundamentos básicos, com boas projeções e uma análise sólida. Dito isso, é importante notar que o formato “fácil e rápido de ler” é ainda mais importante. Os investidores ou funcionários de banco que irão analisar seu plano de negócios precisam entender com clareza o que você está escrevendo, por isso não confunda seu plano de negócios com uma tese de doutorado.
Mantenha o texto e a formatação simples e o plano enxuto. Não entenda isso como “tenha uma formulação de pensamentos simples”. A razão pela qual você está mantendo seu texto simplificado não é porque você não desenvolveu a sua ideia completamente, mas sim, para esclarecer com mais facilidade para quem está lendo. Isso também significa que é possível resumir dados extremamente técnicos, por exemplo.
Quando você estiver preparando seu plano, lembre-se dessas dicas:
O tamanho médio da maioria dos planos de negócios é menor do que costumava ser. Você provavelmente pode cobrir tudo o que você precisa em 20 a 30 páginas de texto, além das 10 páginas de apêndices/anexos para projeções mensais, currículos e outros detalhes.
Claro, existem exceções à regra. Têm aqueles empreendedores que decidem incluir mock-ups, fotos, mapas ou menus. Sem dúvidas, isso pode acrescentar valor real ao produto ou serviço.
Obs: caso o plano de negócios seja feito apenas para uso próprio, então não há regras de quão longo deve ser ou não.
Disponibilize as informações financeiras de maneira que seja fácil de localizar os pontos principais a serem entendidos. Use tabelas de resumos financeiros e gráficos para destacar os principais números.
Além da letra, você também quer que a aparência do seu texto seja simples e atraente. Então, siga meu conselho:
Lembre-se de deixar o plano de negócios completo, porém sucinto. Bem explicado, mas não cansativo!