Como ter um pensamento mais focado no empreendedorismo

Rounded Button Secondary 2

Se pudéssemos separar nossos pensamentos por cores e prioridades, talvez conseguíssemos organizá-los melhor – dependendo do método que você prefere para se organizar! Algumas pessoas criam tabelas, listas com marcadores (bullet point lists) ou anotações para lembrar o que é importante.

Aqui, iremos mostrar o método de cores para auxiliar na hora de empreender. Separamos em amarelo, laranja, verde e preto.

Amarelo
Tenha em mente

É importante termos algumas premissas em mente que darão motivação na hora de começar um novo desafio.

Pense diferente:

Pensar diferente é encontrar uma solução que poderá ser boa para o mercado e melhor ainda para o seu negócio. Isso pode ser: reinventar um produto, uma nova estratégia, oferecer um serviço que ainda não existe ou que já existe mas está obsoleto. Pensar diferente também é o fato de não achar que você está errado somente porque os outros discordam de você.

Trabalhar é uma necessidade, mas também uma oportunidade:

Minha mãe sempre dizia: Deus ajuda quem cedo madruga! Não que você precise acordar cedo, mas quem quer empreender tem que estar disposto a trabalhar, afinal, você é seu próprio chefe e os negócios terão que evoluir. Porém, é importante ter em mente que isso será também uma oportunidade de realização própria e de ser feliz na vida profissional!

Laranja
Aprenda a ter em mente

Os pensamentos de “cor laranja” são ligados a autoestima empreendedora, que dá aquela força para começar, continuar com a ideia e construir diariamente o seu negócio de forma positiva e objetiva.

  • Aonde posso acrescentar valor ou fazer melhorias?
  • Acredite no que você sabe fazer de melhor, e faça.
  • Seja autêntico.
  • Acredite na sua intuição.

Vermelho
Esqueça de vez

É necessário deixar de lado todos aqueles pensamentos negativos que seguram você de evoluir nos negócios e que não irão trazer nenhum valor na hora de iniciar seu empreendimento.

Caso tenha medo de empreender, tenha-o de forma racional, mas não o deixe se tornar maior do que a vontade de abrir sua própria empresa, senão um dia poderá se tornar um arrependimento.

É necessário aprender e saber o que causa esse medo. Escreva ponto por ponto na sua lista e analise o que pode ser melhorado ou trabalhado.

Veja aqui: 5 medos que podem ser superados com o empreendedorismo.

Marrom
Nem pense nisso

As premissas que devem ser esquecidas são aquelas que fazem você questionar a si mesmo com excesso de falta de confiança. A confiança é uma das características mais presentes no empreendedor. Não tenha os tipos de pensamento abaixo:

Será que eu sei o suficiente para iniciar um negócio?

A resposta é fácil, aprenda e vá atrás daquilo que precisa aprender, mas não pare seus negócios ou sonhos por conta disso.

E se eu fracassar?

Todos estamos sujeitos a fracassar, mas a certeza é que ao menos você tentou e fez o seu melhor. Se arrepender do que deixou de fazer é pior!

Será que o fulano é um empresário melhor que eu? O que estou fazendo de diferente ou errado?

Não cometa o erro de se espelhar toda hora em outros empreendedores ou competidores, ao invés de se questionar, busque o que pode fazer para ser ainda melhor!

Lembre-se: Você não precisa se encaixar na história de outros empreendedores.

 

bhp