Novas ideias: será que o sucesso vem somente a partir delas?

Rounded Button Secondary 2

Seja em dormitórios de faculdade, na garagem de casa ou em uma mesa pequena num escritório de coworking. Se você ler sobre as atuais Startups, esses foram os lugares onde empresas que valem mais de milhões de dólares se transformaram de ideia para um produto ou serviço de sucesso.

Mas, seria realmente uma ideia inovadora que fez essas pessoas serem tão bem-sucedidas? Você precisará de uma ideia única para ter sucesso também? Não. E aqui explicamos o porquê.

Iniciando uma Startup

O problema inicia no fato de definir o que é de fato uma Startup. Geralmente o termo é utilizado para empresas inovadoras em campos de negócios emergentes. Não há, porém, um conjunto de características fixas para definir o que é ou não uma Startup. Por exemplo, seria uma cafeteria que utiliza um tipo especial de café e que teve financiamento parcial por crowdfunding uma Startup? Talvez seja. Mas, isso afetará seu sucesso? Improvável. A qualidade do café e o serviço de qualidade são mais propensos a atrair clientes do que o status como uma Startup. Portanto, nenhuma inovação geral é necessária para que este negócio seja um sucesso. Empresas como esta compõem a grande maioria do mercado. Assim, para dar às pessoas uma melhor chance de se tornar um empreendedor, precisamos separar ser um empreendedor da necessidade de criar uma Startup moderna.

Ideia versus execução

10% de ideia versus 90% de execução. Você já deve ter lido isso em artigos sobre empreendedorismo. Para ter sucesso você precisa trabalhar duro. Começar uma empresa e torná-la um sucesso é um processo que provavelmente levará anos. Estes anos serão preenchidos com trabalho árduo. Uma ideia sozinha não gera dinheiro. Você precisará abrir a empresa, desenvolver processos, encontrar clientes, encontrar parceiros, contratar funcionários, liderar funcionários, desenvolver estratégias e continuar inovando o produto. Isso é apenas uma pequena parte das coisas que você precisará fazer para se tornar bem-sucedido. Ou você é sortudo e encontra pessoas que fazem todas essas coisas para você. Senão, uma ideia não é nada sem execução.

Algumas das maiores empresas levaram anos para se tornarem bem-sucedidas. Alguns até enfrentaram possíveis fracassos mais de uma vez, enquanto cresciam. Basta dar uma olhada na Apple e Amazon. Nenhuma delas se tornou um sucesso da noite para o dia, muito trabalho foi feito.

Inovação ao contrário de invenção

Você não tem que reinventar a roda para se tornar bem-sucedido. Em vez disso, é possível tentar melhorá-la. Encontre um problema que tenha sido resolvido, mas que possui algum espaço para melhorias. Desenvolva algo ou torne o processo mais fácil para que você resolva um problema melhor do que a concorrência. Isso gerará benefício adicional para os clientes e ainda será uma ótima base para uma empresa de sucesso. Algumas das empresas mais bem-sucedidas são baseadas nesse princípio. A Amazon não inventou compras online, mas fez o processo mais rápido e fácil de usar. O Uber não inventou o transporte motorizado de clientes, mas tornaram o serviço ainda mais barato e flexível.

Conclusão

Tenha ideias e trabalhe na inovação de serviços e produtos já existentes também. Não sofra caso você não tenha uma “super” ideia que nunca existiu antes no mercado.  E se você tiver, siga em frente. Mas senão, procure maneiras de melhorar o que já foi antes pensado. Deixo-o um pouco mais fácil, ou mais divertido ou até mais completo. Se energia e tempo for investido, as chances de sucesso só irão aumentar. E lembre-se: você não precisa se encaixar na história de outros empreendedores para ter sucesso. Faça você a sua própria história!

bhp