Qual a influência das cores nos negócios?

Rounded Button Secondary 2

Azul é uma das cores preferidas pela população em geral. Já pensou o porquê disso? Você já se perguntou o por que algumas das empresas mais conhecidas usam azul como sua cor dominante como, por exemplo: Facebook, Twitter, American Express, Wal-Mart, etc.? E, por que tantas empresas de fast food incluem vermelho e amarelo em sua marca? McDonald’s, Burger King, Giraffas e Bob’s?

Não é nenhum segredo que a cor desempenha um papel significativo em nossas preferências e na tomada de decisão diária. Então, se você gostaria de saber por que algumas cores são mais sedutoras que outras, veja mais abaixo um pouco sobre a psicologia das cores.

Vermelho

Quando você entra numa sala de paredes vermelhas ou com tudo decorado em vermelho, você sentirá seus sentidos aumentarem imediatamente. Institivamente você estará mais consciente do que está acontecendo ao seu redor. O vermelho é uma cor que promove coragem, força, calor, energia e emoção. No lado negativo, ela pode, portanto, ser vista como agressiva, algo em busca de atenção.

Vermelho significa parar no sinal ou de agir quando ver um caminhão de bombeiros. É também eficaz para dar confiança, seja em roupa ou em academias (comumente usada junto com a cor preta). Como uma cor estimulante, o vermelho pode contribuir para palpitações cardíacas e pressão arterial elevada. Se você já está em uma situação estressante: como uma reunião de alto risco, vestir vermelho pode exacerbar os efeitos.

Azul

A cor azul está associada com confiança, eficiência, serenidade, lógica e reflexão. Essa é cor mais popular do mundo. O azul do mar, calmante que estimula pensamentos e traz um momento de concentração. Ao contrário do vermelho, o azul é uma cor da mente. Porém, você já entrou em uma sala pintada de azul e sentiu frio? Apesar de sua popularidade, azul pode ser visto como emoção hostis, distantes, e falta de algo – a saudade.

Uma cor suave, azul ajuda a abrir a mente para novas ideias e auxiliar na manutenção de foco. Talvez seja por isso que muitos escritórios escolhem tons de azul para os seus espaços de escritório.

Amarelo

O amarelo é uma cor emocional e os seus efeitos positivos incluem aumento de otimismo, confiança, autoestima, força emocional, e criatividade. No entanto, o amarelo é a cor psicologicamente mais forte, e pode causar a irracionalidade, medo, fragilidade emocional, depressão se o tom errado for usado.

Assim como o vermelho, amarelo cria sentimentos de felicidade e alegria, por isso que a combinação das duas cores nos faz querer comer uma comida bem gostosa, agora! Amarelo é, portanto, a cor mais fácil de ver na luz do dia.

Verde

Verde é visto como uma cor equilibrada e cria harmonia, tranquilidade e paz. Uma combinação de amarelo e azul, cria o verde: um equilíbrio entre a cabeça e o coração. Note que é muito usado em locais ligados a saúde e de cuidado com o corpo e mente. Não é, porém, vista como uma cor muito criativa.

Para mais informações sobre as cores e suas associações, confira mais sobre as propriedades psicológicas das cores no infográfico:

place holder infografico

bhp