Hora ou outra temos uma boa ideia de negócio que se virasse realidade poderia ser economicamente viável. Ou não. E como saber isso, de fato?
Na maioria dos casos, sabemos que a vontade de testar ideias está presente, mas tem muito a se pensar e fazer antes de colocar no mercado. Algumas “pedras preciosas” que utilizamos como Google, Youtube ou Facebook nasceram de ideias que (além do timing perfeito) foram uma aposta e também passaram pelo processo de planejamento. Por trás de todos esses serviços e produtos, tinha um empreendedor fazendo essas mesmas perguntas e seguindo em frente com seu sonho. Mas existem também aqueles que apostaram e caíram do penhasco em queda livre.
Partindo do pensamento “eu acredito que tenho uma boa ideia e quero abrir uma empresa”. Mas afinal, como decidir se vale a pena persistir? Para isso, vamos analisar alguns pontos pertinentes:
Essa estratégia é basicamente investir em mercados inexplorados. Mas, por que não investir se ali pode estar escondida uma boa oportunidade?
Não que você não deva fazer isso. Se você tiver capital e sua certeza, vá em frente. Senão, pense no fato de que encontrar uma área onde ainda não exista concorrência real é bastante difícil nos dias de hoje, onde o empreendedorismo cresce a cada ano que passa.
Se você focar em um mercado que já existe, mas que precisa de melhorias, pode ser bem mais prático e eficaz. Como por exemplo, achar um produto ou serviço já presente no mercado, mas que não oferece a qualidade ou utilidade necessária. Inove e transforme-o em algo útil.
Nada mais simples do que se perguntar: Faço isso por paixão ou por dinheiro? Estou procurando sucesso crescente ou sucesso rápido para a venda da minha ideia e empresa?
É importante encontrar a resposta e o equilíbrio nisso. É necessário, sem dúvidas, acreditar na sua ideia e determinar se realmente existe paixão para correr atrás de tudo, planejar, administrar e fazer acontecer. O dinheiro é importante, mas a determinação e foco pelo seu negócio irá dar aquela força a mais para enfrentar o dia a dia de ser empreendedor.
Estudar é necessário para quase tudo nessa vida, e empreender não sai dessa lista. É necessário estar a par de todos os detalhes do mercado, por exemplo: quais são as oportunidades, quem é o público-alvo, quem são os concorrentes, que tipo de mão de obra é necessária, etc. Tudo isso poderá ser feito detalhadamente no seu plano de negócios.
Manter o pé no chão deve estar implícito desde o início. Com um pensamento realista você evitará tomar decisões que não fazem sentido para o seu empreendimento.
Por fim, a lista abaixo poderá auxiliar na hora de analisar os principais pontos que precisam ser pensados antes de abrir um negócio.