Como verificar se uma ideia de negócio é financeiramente viável

Rounded Button Secondary 2

Muitos brasileiros sonham em ter o próprio negócio e com a crise pela qual o país está passando isso está cada vez mais latente. Com o aumento do desemprego, as pessoas têm buscado alternativas e entre elas está a de começar o próprio negócio. Porém a sua ideia é realmente possível de ser aplicada? Ela lhe garantirá lucro?

Quem já parou para pensar nessas perguntas com certeza está um passo à frente, porém somente isso não é suficiente. Primeiro é preciso saber qual a sua ideia de negócio e entender que uma ideia não significa muita coisa porque ela ainda precisará ser muito bem estruturada.

Como transformar sua ideia em um bom negócio

Para que essa ideia comece a ganhar forma de negócio, a primeira coisa a fazer é começar um levantamento para identificar se as pessoas realmente precisam do seu produto ou serviço. Se não tiver espaço para ele ou esse segmento estiver saturado, pode ser que essa ideia seja um fracasso.

Depois disso, sendo viável, é preciso aprender mais sobre a área, como as empresas desse segmento trabalham, forma de produção, canais de venda, etc. Quanto mais informações tiver, mais fácil será organizar a sua empresa.

O plano de negócios é essencial para que as suas ideias sejam estruturadas e muitas perguntas possam ser respondidas e organizadas. Ele é um planejamento e também um guia para que se possa saber como estruturar sua empresa, o que ela irá oferecer, como chegar ao cliente, estabelecer preços e até mesmo conseguir um empréstimo para iniciar sua empresa.

Essa parte é uma das mais importantes para verificar a viabilidade do seu negócio e por isso demandará bastante tempo.

Depois de elaborada essa etapa, é preciso fazer as contas e verificar todos os gastos que terá inicialmente, como com aluguel, luz, água, funcionários, produtos, etc. Assim verá se eles caberão em seu orçamento, pois nos primeiros meses, como o negócio está começando, pode ser que ele ainda não dê o retorno financeiro esperado e você precise de um capital de giro maior. Isso deve estar previsto em seu orçamento.

Mas e a fórmula para a viabilidade de meu negócio?

Embora muitos acreditem que tenha, não existe uma fórmula mágica para verificar se a sua ideia é financeiramente viável. É preciso pesquisar bastante e analisar o mercado.

Uma boa dica é contar com a ajuda de profissionais experientes nessa área. O Sebrae possui diversos cursos e orientações para auxiliar quem está começando, mas contar com o conhecimento de outros empreendedores de sucesso também ajudará muito no início de seu negócio, então não tenha vergonha de pedir ajuda nem poupe esforços para aprender tudo que for necessário.

Este artigo foi preparado com exclusividade para este site pela equipe do site Emprestimo.org

bhp