Gestão de riscos e empreendedorismo: como ter uma boa estratégia?

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O empreendedorismo bem sucedido envolve riscos. Se você não gosta da ideia de tomar riscos, é necessário repensar antes ser um empreendedor.

Inúmeros são os empresários que assumiram riscos para obter seus negócios e estar onde estão agora. Tomar riscos, no entanto, não significa entrar em negócios cegamente e, em seguida, esperar grandes resultados. Tomar riscos no empreendedorismo envolve planejamento e trabalho duro.

E então, por que os empresários devem assumir riscos?

Assumir riscos está intimamente ligado ao empreendedorismo. Deixar um trabalho remunerado para iniciar seu próprio negócio é um risco em si e, muitas vezes, requer uma quantidade substancial de dinheiro. Se o seu produto ou serviço nunca esteve no mercado antes, você também coloca sua reputação em risco.

Além disso, há riscos envolvidos na contratação de funcionários, estratégias de marketing e até mesmo no atendimento ao cliente. Empreendedorismo envolve um grande risco, e você precisa estar pronto para assumi-los.

Riscos são calculados e não apostas aleatórias

“Os empreendedores não são tomadores de risco. Eles são calculados como tomadores de risco. ” – Leonard C. Green

Green passou a explicar que tomadores de riscos calculados são aqueles que cuidadosamente tomam medidas em direção a seus objetivos. Esses indivíduos não só apostam tudo em seu empreendimento, mas sim, encontram maneiras de reduzir o risco para avançar com seus negócios.


Aprenda a correr riscos

Alguns riscos podem não valer a pena, mas um tomador de risco otimista sempre olhará para o fracasso como uma oportunidade de aprender. Uma falha ensinará como pensar e planejar estrategicamente. Basta lembrar que nem todos os riscos são bons, e quando você falhar, aprender com ele e seguir em frente.

A inovação envolve a mudança de como as pessoas fazem as coisas. Trata-se de compartilhar e ensinar o que sabemos e colocar em prática novas ideias.

Inovação não acontece se você não aceitar o risco de que sua empresa pode falhar. O nível de risco pode ser diminuído, no entanto, se você fizer todos os cálculos possíveis e avaliar qual opção é melhor antes de prosseguir para a próxima etapa.

Que tipos de riscos os empreendedores podem enfrentar?

Como mencionado anteriormente, todas as empresas comerciais envolvem riscos. Estes são alguns deles:


Risco de mercado

O risco de mercado, também conhecido como risco sistêmico, refere-se ao risco que um investidor pode enfrentar devido a flutuações no mercado. Para mitigar esse risco, um empreendedor deve desenvolver e implementar várias estratégias, como: a pesquisa de tendências de consumo e gostos, testando continuamente o mercado para as preferências dos consumidores e promovendo produtos e serviços que vendem melhor durante uma crise econômica.


Risco competitivo

Refere-se ao risco de um empresário para as perdas devido ao produto, preço e estratégia de marketing dos concorrentes no mercado.

Este tipo de risco é maior para as startups, uma vez que enfrentam concorrência com empresas que estabeleceram sua presença no mercado muitos anos antes. Um empresário pode minimizar este risco, conduzindo uma análise SWOT.


Risco de credibilidade

Risco de credibilidade refere-se ao risco que enfrenta um empreendedor ao lançar um novo produto ou serviço no mercado. A credibilidade de uma marca ajuda muito no estabelecimento de um negócio e pode influenciar as decisões de compra de potenciais clientes.

Para mitigar o risco de credibilidade, existem várias estratégias a serem consideradas. Estes incluem a construção de uma presença on-line profissional através do site do seu negócio e contas de redes sociais, oferecendo produtos e serviços de qualidade e evitando negócios questionáveis.


Risco tecnológico

Risco de tecnologia refere-se ao risco de perdas que os empresários enfrentam devido a falhas de tecnologia. Por exemplo, a receita perdida devido ao acidente do seu site de comércio eletrônico, ou uma violação de segurança resultando no roubo de dados do cliente.

A melhor maneira de minimizar esse risco ter uma manutenção regular com verificações de segurança feitas para garantir que tudo está funcionando sem problemas e todos os dados do cliente estão protegidos.


Risco financeiro

Risco financeiro refere-se ao risco de que o fluxo de caixa da empresa não será suficiente para cumprir suas obrigações financeiras. Esta é uma das principais preocupações dos empresários em todo o mundo.

Vantagens

1. O risco está diretamente ligado à oportunidade

Os clientes têm demandas em constante mudança. Por esta razão, as empresas devem estar em constante estado de progresso.

2. Aqueles que assumem riscos já têm uma vantagem competitiva

Uma vez que a maioria das pessoas tende a evitar o risco, aqueles que são corajosos o suficiente para assumir riscos já têm uma vantagem competitiva.

Simplificando, quando a maioria das pessoas fica longe do risco, isso significará menos concorrência para os tomadores de risco.

Você consegue alcançar o que esses tomadores de risco alcançaram? Talvez; talvez não. Mas enquanto você quiser ficar seguro – e enquanto estiver satisfeito com o local onde está seu negócio agora – talvez nunca descubra.

bhp