Estratégia de Marketing: fazendo sua empresa se destacar da multidão

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Você conseguiu! Você começou seu próprio negócio. A loja foi alugada, os funcionários foram contratados, seu site está online e seu produto está pronto para ser vendido. Mas, e agora? Como você fará para que seus futuros clientes conheçam seu produto ou serviço? Como você se destacará entre seus concorrentes no mercado?. 

É necessário pensar em uma estratégia de Marketing!

Bom, caso você tenha feito seu plano de negócios antes de abrir sua empresa e oferecer seu produto ou serviço, com certeza já deve ter pensado sobre as possíveis estratégias. Por isso, abaixo faremos uma revisão dos pontos principais a serem considerados:

Boa e velha escola de Marketing

Na era da internet nossa vida diária torna-se cada vez mais digital. É natural assumir a tendência digital para o seu marketing. Assim sendo, algumas vezes as formas tradicionais de marketing já experimentadas e testadas no mercado acabam perdendo sua chance. A publicação de anúncios em jornais, a distribuição de panfletos ou até mesmo cartazes publicitários podem ajudar seus possíveis clientes a saberem sobre seu negócio.

Por outro lado, esse tipo de publicidade tem como alvo pessoas que são talvez menos inclinadas ao uso de tecnologia digital e da internet. Mas, mesmo os “nativos digitais” estão suscetíveis a serem sutilmente influenciados, quando passam por um cartaz publicitáriono a caminho do trabalho e poderão mais tarde reconhecer aquele seu produto com mais facilidade, por exemplo.

Marketing 2.0

Uma campanha de marketing tradicional pode ser de bom uso, mas é importante também dar o foco para o mundo digital. A internet é um grande espaço com mais habitantes do que qualquer outro país do mundo e são diversas as ferramentas que você poderá utilizar. Quando você utiliza redes sociais, é possível personalizar e direcionar suas campanhas para que foquem exatamente no seu público-alvo. Ter um website da sua empresa é essencial e, é possível encontrar pela internet diversos sites que irão auxiliar a construir sua página (ex. WordPress).

Com um website vem o tão conhecido, e algumas vezes temido: SEO (Search Engine Optimization). E o que isso significa? Bem, quando você quiser que seu website apareça em primeiro lugar nas ferramentas de busca (Google, Bing, etc), é com o SEO, ou seja, com a otimização de diversos aspectos do seu website que é necessário trabalhar.

Desenvolver um único ponto de venda

Mesmo com a melhor campanha de marketing, será insuficiente se você não souber se diferenciar dos seus competidores. Para impressionar seu público-alvo é necessário que o produto ou serviço tenha uma característica única e que diga/mostre claramente qual é ela, ou seja, sua A.U.T.E.N.T.I.C.I.D.A.D.E. Isso pode ser desde de funções especiais até um serviço excepcional.

Não basta fazer pão. Faça o pão orgânico com um tempero especial, secreto.

“Não é preciso ter olhos abertos para ver o sol, nem é preciso ter ouvidos afiados para ouvir o trovão. Para ser vitorioso você precisa ver o que não está visível. ” – Sun Tzu.

Destaque-se da multidão.

Parceiro de marketing

Marketing não significa você versus todos os outros empreendedores. Há outros jogadores em campo, cujos objetivos podem ser alinhados com o seu. Cooperar com um concorrente pode ser benéfico para ambos os lados. Isto é fato caso você esteja direcionando seu produto ou serviço para públicos diferentes. Além disso, você pode começar uma campanha com outras empresas na cadeia de produção.

Por exemplo, você e seu fornecedor reunem seus recursos de marketing e geram uma campanha – podendo possivelmente ser muito maior do que se cada um de vocês fizessem por conta própria: o famoso Ganha-ganha.

 

Conheça seus clientes

Público-alvo: sempre existirá um específico para o seu produto ou serviço. São diversos os fatores que diferenciam, como sexo, idade, localização, situação econômica e muitos outros. Como um exemplo: Você quer vender plantas e produtos para jardinagem. Ter uma loja em áreas urbanas com uma frequência de pessoas na idade entre 15-21 faria pouco sentido. Duas razões: A maioria das pessoas no centro da cidade vivem em apartamentos sem jardins e nessa faixa etária, as pessoas não estão susceptíveis de gastar o dinheiro que têm em plantas de jardim. Já uma local em zonas rurais com um público de pessoas de idade 25+, faz todo sentido. As pessoas tendem a começar famílias e que normalmente vem com uma casa. Casas (geralmente) tem jardins.

Este exemplo é apenas para dar uma ideia de como identificar o seu público-alvo e personalizar suas campanhas de marketing!

 

Conclusão

Grande maioria das pessoas veem marketing como um mal necessário. Uma vez que percebem ser vital para o sucesso do negócio, não é uma opção deixá-lo de lado. Há diversas afirmações sobre as “melhores” campanhas de marketing, mas não é possível ter uma melhor, pois um bom marketing é aquele que mistura várias ferramentas e canais de publicidade. Por isso, não tenha medo de testar, perguntar, fracassar e começar de novo até você encontrar uma boa solução para seu negócio!

bhp