A necessidade de escrever um plano de negócios para franquias

Rounded Button Secondary 2

fran.qui.a

sf (franco+ia): Operação que consiste em ceder o direito de uso, numa determinada área geográfica, do nome de uma empresa já constituída e de reputação. A empresa que cede os direitos (chamada franqueador) transmite também o know-how necessário para a montagem da empresa, dá treinamento aos futuros funcionários etc., recebendo, em troca, além do pagamento de uma taxa de franquia, porcentagens dos lucros auferidos pela empresa. (Michaelis)

Planejamento

Um bom planejamento de negócios é importante para todo tipo de empresas, e na hora de abrir uma franquia a regra não muda. O processo de planejamento ajuda a garantir que todos os detalhes e aspectos sejam estudados e pensados.

A ideia “hey, vou abrir uma franquia que já tem seu modelo de negócio comprovado e bem-sucedido. Na hora que estiver tudo pronto, vai ser sucesso na hora” é bastante tentadora. Mas, é necessário lembrar que existem diversas circunstâncias que irão diferenciar a realidade entre uma franquia e outra, mesmo sendo o mesmo serviço ou produto. Então, não caia nessa ilusão, e não deixe ninguém te convencer a abrir uma franquia baseando-se apenas no sucesso geral do negócio. Tenha em mente e considere cada detalhe na hora de abrir uma franquia, como se você estivesse abrindo uma empresa do zero.

Todas as empresas precisam de um bom plano de negócios. Eles são feitos para que o empreendedor reflita as circunstâncias envolvidas, organize os aspectos financeiros e traga  o sucesso esperado, independentemente se for uma nova empresa ou uma franquia. É importante ter um plano com objetivos específicos, metas e responsabilidades.

Lembre-se: Todos os planos de negócios são diferentes! Ele depende do seu objetivo e do estágio que se encontra a empresa. A composição do plano irá variar predominantemente na hora de decidir prioridades internas, alocar recursos ou gerenciar o fluxo de caixa, por exemplo. Veja nossos exemplos de acordo com o tipo de empreendimento.

 

Elementos-chave

Um dos benefícios de ‘franchising’ é que alguns dos desafios associados a um novo negócio convencional não estão presentes, como: decisões sobre produto, preço, branding, marketing colateral, sinalização, etc. No geral, você adquire uma série de elementos intangíveis que, em teoria, deveriam servir para ajudar a reduzir o risco do negócio.

Embora a existência de uma marca possa ajudar em termos de notoriedade, isso representa apenas uma parte do quadro geral. Localização, público-alvo, facilidades e muitos outros detalhes farão uma grande diferença.

Caso seja necessário obter um financiamento, potenciais investidores estarão dispostos a entender melhor sobre a equipe de gestão, seus investimentos, e também sobre as perspectivas de geração de caixa. O plano de negócios pode ser uma peça-chave na hora de pedir um investimento, pois fará com que os investidores vejam que o empresário está fortemente interessado na criação de um planejamento de marketing e financeiro, bem como previsões de vendas e com a situação do mercado.

 

Fluxo de caixa

A empresa depende de sua capacidade de gerar fluxo de caixa a um nível satisfatório, a fim de prosperar. Daí a ênfase para muitos donos de franquia: ao escrever um plano de negócios coloque a previsão de fluxo de caixa, previsão de vendas, e planos de marketing. Naturalmente, você será capaz de receber apoio do franqueador, como parte do pacote de franquia. Eles também devem ser capazes de fornecer acesso a informações demográficas para ajudá-lo com a sua análise.

Muitas franquias são oferecidas numa base territorial para que o empresário tenha uma noção clara dos seguintes fatos:

  • Perfil demográfico do mercado (ou bairro) você estará servindo.
  • Concorrência na área.
  • Tráfego / vizinhança previsto da loja.

Tudo isso será de extrema importância na hora de definir suas metas financeiras e prever os níveis necessários de vendas para gerenciar sua franquia com sucesso.

Franchising se tornou extremamente popular nos últimos anos, e ainda mais agora em época de crise, que é mais tranquilo e  garantido apostar em uma ideia já existente. Será então, sua responsabilidade capitalizar essa oportunidade no mercado, visando seus clientes e vendas.

Caso você precise de mais ajuda no processo de abrir uma franquia ou entender cada detalhe, veja o passo a passo no site do Sebrae.

E para mais inspiração, veja a histórias de algumas pessoas que resolveram empreender e abrir uma franquia – aqui.

Em resumo, o planejamento de negócios é uma boa (e necessária) prática de negócios, independentemente se é para uma franquia ou não. Por isso, não caia na ideia de que o jogo é ganho e faça seu plano de negócios, isso irá garantir um caminho bem mais prático e proveitoso.

 

 

bhp