Encontre o Plano de Negócios perfeito para você

Rounded Button Secondary 2

Plano de negócios tem diversos elementos em comum, como projeções de fluxo de caixa ou plano de marketing. Muitos deles compartilham dos mesmos motivos na hora de serem feitos, como pedir um empréstimo ou convencer um sócio a juntar-se à empresa.  Mas nem todos planos de negócios são iguais. 

Tudo depende do seu negócio e do objetivo pelo qual você fará um plano de negócios. Por isso, nunca copie exemplos ou planos de negócios de outros empreendedores, use exemplos apenas como inspiração. Assim como as empresas são diferentes e únicas, o planejamento também. Eles diferem em sua aparência, comprimento, detalhe do conteúdo e na ênfase colocada em aspectos do negócio.

Escolher um plano de negócios correto é importante para que não haja problemas na hora de apresentar sua ideia e para que crie o impacto esperado. Um dos objetivos do plano de negócios é revelar os aspectos positivos do seu negócio e garantir que receba as devidas considerações.

Tipos de planos

Os planos de negócios podem ser divididos resumidamente em três tipos. Existem os planos menores, os planos empresariais internos e os planos para serem apresentados.

Eles exigem quantidades muito diferentes de trabalho mas nem sempre com resultados proporcionalmente diferentes. Ou seja, elaborar um plano de negócios de duzentas páginas não garante as chances de sucesso comparado a um plano mais sucinto. Depende, novamente, do quê e para quê

O Plano “Mini”

O miniplano consiste de uma até dez páginas e deve incluir um conteúdo resumido para questões-chave como: qual o conceito de negócio, qual a necessidade de um financiamento, qual o plano de marketing e quais são as demonstrações financeiras – por exemplo, fluxo de caixa e projeção de renda. Essa é uma ótima maneira de testar rapidamente um conceito de negócio ou medir o interesse de um potencial parceiro ou investidor. Esse plano mais sucinto pode servir como um prelúdio para um plano de negócios mais completo no futuro.

Dica: tenha cuidado ao usar um miniplano. Ele não é destinado para substituir o plano de negócios completo.

O Plano empresarial

Um plano interno para a equipe da empresa é uma ferramenta para ser utilizada para operar o seu negócio. É importante que seja detalhado e sempre revisado.

Um plano destinado estritamente para uso interno pode omitir alguns elementos que seriam importantes em um destinado a alguém fora da empresa. Você não precisa incluir um anexo com currículos de executivos ou fotos do produto, por exemplo.

Agora, a parte final de impressão do plano de negócios fica a sua escolha. Hoje em dia é sempre mais seguro dizer que a melhor opção é ter salvo no seu computador ou em alguma pasta compartilhada com a sua equipe. Outra opção é tê-lo salvo diretamente no SmartBusinessPlan, lá você possui a opção de facilmente revisá-lo, salvá-lo em PDF ou imprimi-lo quanto desejar.

A veracidade de fatos e números é tão crucial em um plano de negócios empresarial como em um destinado a pessoas de fora. Lembre-se: este documento é para ser usado, não somente admirado ou esquecido depois de pronto.

O Plano para apresentação

Este plano é adequado para apresentar aos bancos, investidores e outros fora da empresa.

Quase todas as informações em um plano para apresentação serão as mesmas que o seu plano interno, embora possa ser denominado de forma diferente. Por exemplo, você deve usar um vocabulário padrão de negócios e omitir o jargão informal. Lembre-se, os leitores do seu plano não estarão familiarizados com a sua operação,por isso, deve ser bem explicado e estruturado.

É interessante também incluir alguns elementos adicionais, como informações financeiras sobre os possíveis riscos e o plano B para eles. Inclua também tabelas, gráficos e fotos do produto e logotipo. Isso deixa o plano de negócios mais tangível.

Dica: É essencial que um plano de apresentação seja preciso e consistente.

Conclusão

Antes de começar a escrever e planejar, analise qual o plano que você realmente precisa. E faça. Trabalhe e se organize. Um plano de negócios garante a previsão e o controle das suas finanças, objetivos e estratégias.

bhp