Empreendedorismo: Check-up para o próximo ano.

Rounded Button Secondary 2

Como 2016 já está chegando ao fim, é hora de começar a planejar o ano que vem por aí. Para os empreendedores isso significa estar financeiramente preparado. Todos nós sabemos que esse ano não foi o dos melhores para a economia brasileira, tudo anda bem devagar. Por isso, fazer um bom check-up agora poderá ajudar o seu negócio no ano de 2017.

Revise seu plano de negócios

Se você é um empreendedor, então provavelmente já tem um plano de negócios detalhado com:

  • Resumo do seu negócio.
  • A descrição de sua empresa.
  • Uma análise de mercado e dos seus concorrentes.
  • A estrutura da sua organização.
  • Uma descrição dos produtos / serviços que você vende.
  • Como você está comercializando seu negócio.
  • Projeções financeiras.

Essas informações são necessárias não para orientá-lo na tomada de decisões nos negócios, mas também se você precisar de um investimento. Mesmo que a maioria dos planos de negócios sejam feitos com uma previsão de três a cinco anos, não faz mal algum se certificar de que o plano original ainda se adapta à situação atual dos seus negócios.

Foco na rentabilidade.

Concentre-se em como ser mais rentável.

Rever ou criar um modelo financeiro, prestando muita atenção às suas despesas, avaliar o seu plano de marketing, a construção de suas projeções de baixo para cima, verificar os resultados de cima para baixo e encontrar o seu breaking point. Pode não ser perfeito, mas essas etapas podem orientá-lo no aumento de lucros.

O final de ano é o momento perfeito para rever todas as suas linhas de produtos e serviços. Isso dará a possibilidade de você se livrar de qualquer um dos produtos de baixo desempenho ou serviços e adaptá-los ao seu negócio para atender às necessidades de um mercado que está em constante mudança.

Se você ainda não faz, comece a monitorar suas despesas mensais. Você poderá rastrear cada compra e cada despesa que sua empresa fez mensalmente. Isso permite que você saiba quais são suas despesas ou onde pode investir um pouco mais.

Além disso, isso permite que você saiba se alguma de suas contas foi comprometida ou para detectar compras não autorizadas. Isto não só dá o seu controle total do seu dinheiro, como também é uma das etapas mais importantes para a criação de um orçamento.

Crie um orçamento e mantenha-o.

Falando de orçamentos, é hora de criar um para o seu negócio. Sei que não é emocionante, mas depois de criar um orçamento realista você pode ter suas finanças em ordem, se livrar de qualquer gasto desnecessário.

Cortar despesas tambpem é difícil, especialmente se a receita é boa e você não tem problema com o fluxo de caixa. Mas, por que esperar para começar a cortar esses custos? Se houver despesas que você acha que são desnecessárias, então se livre logo ao invés de gastar dinheiro à toa!

Lembre-se de fazer uma análise do ROI - retorono sobre investimento -  e veja onde e como você está alcançando clientes. Se isso é através de anúncios do Facebook, continue com esse método. Se não, dedique esse dinheiro para um canal que trará melhores resultados.

Mantenha-se focado

Você precisa de um sistema para que todos os seus registros estejam organizados. Por exemplo: faturas. Quando elas estão organizadas, você pode ver quais faturas foram pagas e quais estão pendentes. Você também pode tê-las à mão caso seja auditado.

Mantenha seus objetivos alinhados e suas estratégias atualizadas. Lembre-se de estabelecer sempre metas realistas e siga em frente!

bhp