Como a localização da loja influencia no seu sucesso

Rounded Button Secondary 2

Um dos primeiros e importantes passos para encontrar um local ideal de trabalho é já ter determinado qual o tipo de negócio e público-alvo, por exemplo.

Após, é necessário responder algumas perguntas, como:

  • Preciso de uma loja ou escritório?
  • Se sim,qual o tráfego de pedestres do local?
  • A empresa ou loja requer recursos naturais ou locais?
  • Que tipo de restrições podem ser encontradas?

A melhor situação será aquela que minimiza os custos e ao mesmo tempo maximiza o rendimento.

Como definir:

Preciso realmente abrir uma loja ou posso trabalhar de casa?

Trabalhar em casa pode ser bastante prático quando o negócio está na fase de início ou que não precise da atenção direta do público-alvo. Apesar de confortável, é necessário bastante organização.

Para aqueles que não gostam ou não se adaptam, é possível investir menos capital e ainda sim ter um escritório em espaços de coworking. Esse tipo de conceito pode ser considerado algo novo e bastante utilizado por startups ou equipes menores, como uma maneira de economizar e integrar pessoas e conhecimentos. Nesses espaços normalmente é possível alugar apenas uma mesa, uma sala de reunião ou parte do escritório, por exemplo. Aqui nesse site você pode encontrar espaços pelo Brasil inteiro.

Fatores que irão atrair:

São diversos os fatores que contarão para a escolha final. Tirando os fatores relacionados com o seu produto, existem alguns detalhes facilitadores como: custos mais baixos, base de consumidores em crescimento, incentivos governamentais, melhor conexão de transporte, área comercial ou residencial, movimentação, acesso, etc.

Clientes e Comunidade:

Aqui fazem parte todos os fatores que irão conectar o local com o seu público-alvo. Se o seu produto é direcionado para jovens entre 15-25 anos, não fará sentido algum abrir uma loja num bairro residencial em que a média de idade é entre 40-60 anos e crianças.

Estude a região, quem são as pessoas que frequentam e o que costumam comprar. Desde a faixa etária até a situação econômica. Esses detalhes serão importantes também na hora que você estiver fazendo seu plano de negócios.

Quando seu negócio depende da comunidade local para crescer e se manter, você precisa verificar com cuidado qual a concorrência em volta. Em alguns casos, estar perto de diversas empresas similares pode ser uma vantagem, pois indica que a região possui o mesmo grupo de consumidores. Então, se você está vendendo roupas em varejo, por exemplo, estar perto de concorrentes pode ser bastante útil. O mesmo é válido para bares e restaurantes. O grande “X” da questão será como fazer sua empresa/loja se sobressair diante dos concorrentes, seja inovando ou adotando uma estratégia de preço.

Escolhendo o espaço:

Considere os padrões de tráfego e acessibilidade para os clientes e funcionários. Considere também que, mesmo se um local não tem zoneamento específico, pode haver restrições. Verifique com cautela todos os detalhes burocráticos!

Depois de ter escolhido a área, você vai precisar determinar o tipo de espaço necessário para seu negócio. Um negócio de varejo precisa de acesso à rua e uma loja. Um restaurante precisa de instalações de cozinha. Se você terá armazém, é necessário priorizar o tamanho e o acesso do local.

Depois de ter escolhido o local do seu negócio, não esqueça de fazer bom uso da internet. É possível cadastrar o local em diversos sites de geolocalização, além das redes sociais. Essa é uma estratégia importante para que seus cliente localizem sua loja com mais facilidade, além de atrair outros que estão buscando por algo específico que você vende na região, por exemplo.

Conclusão:

A localização do seu negócio é a chave para o sucesso das operações e crescimento geral da sua empresa/loja. Ao escolher sua localização, é necessário considerar todas as necessidades da empresa, clientes, funcionários e equipamentos para concluir os serviços e ter o sucesso esperado.

bhp