Como escolher o logotipo perfeito para o seu negócio

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Se você está abrindo uma empresa ou já tem uma pequena empresa, provavelmente já deve estar consciente do quanto o design gráfico desempenha um papel essencial na construção da aparência da sua empresa. O logotipo da sua empresa será como seus clientes identificarão a sua marca, por isso tamanha a importância!

Se você ainda não tem um budget para contratar uma agência ou um designer que faça isso para você, é importante conhecer alguns conceitos básicos de design. Além disso, quanto mais sobre design gráfico você entender, mais controle terá sobre a aparência da sua marca.

Sua empresa, assim como a maioria, terá seu primeiro grande desafio de design gráfico quando o assunto for: logotipo e identidade visual. Antes de entrar no básico de escolher coisas como cor e fonte, certifique-se de saber qual a personalidade e mensagem que você quer que a sua empresa passe.

O design é sobre personalidade e como você leva ela aos seus consumidores. Por exemplo:

  1. Uma empresa de mídias voltada para mulheres jovens
  2. Ideia de negócios: conteúdos divertidos, confiantes e femininos

À medida em que as decisões em relação ao design da empresa forem tomados, esses seriam os princípios que garantirão a representatividade da personalidade da empresa e/ou produto.

Então, digamos que você sabe “quem é” sua empresa. Está na hora de escolher uma fonte e cor.

Encontrando sua fonte - Tipografia

A tipografia é um elemento importante do design. Não só comunica o nome da sua empresa, mas também a sua personalidade. Muitas empresas vinculam a fonte da sua marca diretamente aos lucros, quando fazem um re-design da marca. Existem três tipos principais de fontes para escolher. Cada um vem com pontos fortes e fracos e cada um tem centenas de variedades.

Serif

As fontes Serif são clássicas - Times New Roman, por exemplo. Um estudo sobre como a fonte afeta a confiança descobriu que a fonte Serif Baskerville teve um impacto estatisticamente significativo sobre se os leitores acreditavam se tal citação era confiável ou não. Então, se você estiver indo para uma área mais tradicional, talvez seja uma boa ideia escolher uma fonte serif. Mas cuidado para não passar a mensagem de uma empresa desatualizada, especialmente em um website.

Sans-Serif

As fontes sans-serif são as favoritas da internet - pense em startups de tecnologiae blogs de estilo de vida. É limpa e moderna. Também é fácil de ler mesmo quando está em um logotipo pequeno. Então, se você estiver indo para uma fonte nova, nova e legível, vá com a sans serif. A única coisa a ter em mente é buscar um diferencial na fonte, para não parecer como todas as outras. Porque sans serifs são bastante comuns!

Script

As fontes de script podem ser complicadas. Elas têm muita personalidade - podem ser criativas, elegantes e / ou casuais. Mas também podem ser realmente difíceis de ler.

Saiba mais: você pode encontrar milhares de fontes para escolher online. Muitas são gratuitas e alguns precisam ser licenciadas para uso comercial. Meus lugares favoritos para encontrar fontes são dafont e fontsquirrel e Google Fonte

Escolhendo suas cores

Cores em si têm muita personalidade. Na verdade, 80% dos consumidores dizem que a cor aumenta o reconhecimento da marca.

A Logo Company estudou as cores dos logotipos de um punhado de cores das empresas e os sentimentos que eles representam. O vermelho, eles disseram, é emocionante, ousado e jovem. Laranja é amigável, alegre e confiante. Amarelo traz otimismo, clareza e calor. O verde representa paz, saúde e crescimento. O azul evoca confiança, sabedoria e força. O roxo é criativo, imaginativo e sábio. E preto e o branco é equilibrado, neutro e calmo.

Esses significados, é claro, mudam com base no tom da cor que você usa. Na verdade, se você olhar para os três logotipos usados para demonstrar as fontes acima, você vê tons diferentes uns dos outros.

Outra pesquisa interessante sobre cores foi o KISSmetrics que descobriu que as mulheres preferem cores suaves enquanto os homens preferem cores brilhantes. Da mesma forma, as mulheres preferem sombras (cores misturadas com branco) enquanto os homens preferem matizes (cores misturadas com preto).

Se você está pensando em usar várias cores em seu logotipo ou marca, os estudos mostram que as pessoas preferem combinações de cores em tons similares (como azuis e roxos). E se você está procurando uma cor para acentuar, o mesmo estudo descobriu que uma cor com um grande contraste com sua paleta principal é mais eficaz. Pessoalmente, é possível encontrar bastantes ideias para a paleta de cores pesquisando no Pinterest, mas outro ótimo lugar para encontrar combinações de cores é o Adobe Kuler.

Não esqueça de dar uma olhada nas cores e fontes que seus concorrentes estão utilizando!

Por fim, pense sobre o que sua empresa representa e quem é o seu público, porque o tom de cor e tipo de fonte pode influenciar sua empresa mais do que você pensa.

bhp