Para dar aquele chute inicial no seu sonho, começar a empreender e abrir uma empresa é necessário algumas informações fundamentais. Algumas vezes, elas podem ser complicadas de se localizar. Por isso, reunimos algumas das mais importantes aqui:
Uma grande ideia nasceu. Um produto ou serviço planejado para solucionar o problema do seu público-alvo, podendo ou não ser um sucesso! Para que você tenha mais certezas do que dúvidas antes de dar início ao seu novo empreendimento, é possível ter o auxílio da internet e suas ferramentas. Lá, será possível verificar cada detalhe e, principalmente, se essa ideia já tem dono ou não. Se não tiver, é hora de dar uma olhada nos procedimentos e tentar se organizar para responder a grande pergunta: Como colocar a minha ideia em prática?
Para responder algumas dessas perguntas iniciais, juntamos alguns pontos principais para um melhor planejamento na hora de iniciar os negócios e abrir uma empresa. São dicas básicas que podem ajudar você, empreendedor (a) a se guiar por esse caminho. Lembre-se que o artigo é introdutório, servindo para apresentar pontos importantes que devem ser aprofundados e vistos com calma.
Existem diversas ferramentas disponíveis no mercado para fazer um bom planejamento, mas nada substitui o plano de negócios. Por quê? O plano de negócios é um método completo que auxilia na organização dos seus negócios e você pode (e deve) utilizá-lo desde o início! Com ele, é possível ter uma visão mais clara dos valores necessários para fundar a empresa, se precisa de crédito, qual o valor disponível para investimento, entre outros valores importantes para ter em mente na hora do planejamento financeiro.
É importante também fazer além do planejamento financeiro, o planejamento interno, toda a análise de mercado, possíveis parceiros, concorrentes, a localização, quem serão seus funcionários, etc. Cada detalhe importante para seu negócio deve ser incluído no plano de negócios. Isso faz com que você tenha mais segurança e confiança na hora que levar o produto ou serviço para o mercado.
Para que você não tenha nenhuma surpresa indesejada, lembre-se de validar e pesquisar a viabilidade de nomes na Junta Comercial do seu Estado. Lembre-se que o nome está ligado ao seu produto, por isso, pense no marketing e nas vendas – e nunca deixe de ser autêntico!
Além disso, é possível realizar uma consulta prévia de endereço na Administração Regional onde ficará a sede do seu negócio. Isso é de extrema importância pois é possível verificar se o endereço autoriza a realização de atividades econômicas.
Abrir uma empresa pode ser um longo processo. Muitas fases irão exigir da sua amada paciência, aquela mesmo que faz você segurar os nervos e seguir em frente com o projeto. Por mais que queira viabilizar logo seu negócio, é necessário aguardar definições de órgãos públicos, aprovações, liberação de dinheiro ou documentos. É de conhecimento da maioria dos empreendedores que os processos já tem se tornado mais ágeis que no passado, mas mesmo assim, o Brasil segue no final da fila como um dos países mais demorados para se abrir uma empresa.
Levantar e validar a documentação para a abertura do seu negócio é, sem dúvida, a parte mais complicada do processo. Um bom contador vai auxiliá-lo em todos os momentos necessários – principalmente na hora de recomendar qual será o melhor sistema tributário para o seu empreendimento.
Será necessário também alinhar, juntar todas as informações e se necessário entrar em contato com um advogado de confiança para elaborar o contrato social. Este é o documento fundador da sua empresa, que conterá informações como “objetivo”, “ramo”, “aspectos societários” e “formação do capital social”.
Quando estiver com tudo pronto, leve o contrato social junto com seus documentos pessoais e dos sócios à Junta Comercial ou ao Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas.
Caso tudo esteja em ordem e não exista outra empresa registrada com o mesmo nome, você procederá ao arquivamento do ato constitutivo da empresa. Neste momento, serão necessários os seguintes documentos:
Após entregar toda documentação, você receberá o NIRE – Número de Identificação de Registro de Empresa. Com ele, será possível obter o CNPJ, que é o registro da sua empresa como contribuinte. Você pode fazer isso pelo site da Receita.
Com o CNPJ em mãos, você precisará ir até a Prefeitura (ou administração regional) da sua cidade para adquirir o alvará de funcionamento. Os documentos necessários são:
Essa inscrição é necessária para obtenção do registro no ICMS. Em geral, a documentação pedida é:
Em alguns estados, você pode resolver essa etapa pela internet!
Feita a inscrição estadual, vá até uma agência da Previdência para fazer o registro de sua empresa. Ainda que não existam funcionários, ela precisa estar registrada para pagar os tributos devidos. O prazo para isso é de 30 dias após o início das atividades.
Notas fiscais, sempre!
Isso pode ser resolvido na Prefeitura da sua cidade, caso seja prestadora de serviços. Na Secretaria Estadual da Fazenda, caso seja comércio ou indústria.
A estratégia de marketing pode ser feita em parelelo com o trabalho burocrático de abrir uma empresa. Investir em marketing é investir na forma como sua empresa se apresentará ao mercado e ao seu público-alvo. No momento em que sua marca surge, o ideal é que ela já venha com um pensamento estruturado acerca da imagem, daquilo que ela pretende comunicar.