Nós pesquisamos on-line, marcamos um encontro online, pagamos nossas contas pelo banco pelo portal online, fazemos diversas atividades que agora são pela internet. Principalmente e ainda mais frequente, fazemos nossas compras online – desde roupas a comidas.
Start-ups nesta área são, portanto, promissoras. Se considerarmos as barreiras, custos e esforço, esse tipo de mercado é relativamente mais simples ou oferecem opções mais tangíveis. O empreendedor poderá trabalha de casa, por exemplo, e dependendo do produto conseguir um bom mercado. Mas não descartamos o fato de que é necessário arregaçar as mangas quando o assunto é construir e manter um bom website. Sem dúvidas, vender um produto na internet pode ser mais rápido mas se posicionar e se diferenciar dianta da concorrência, pode ser tão difícil quanto o mercado tradicional.
A indústria, porém, também traz riscos: Sabemos que apenas uma em 10 startups no comércio on-line tende a crescer. O risco para as pequenas empresas varejistas online é que eles acabam copiando o mesmo modelo de um comércio já existente e bem sucedido. Porém, deve-se notar que as grandes empresas tendem a ter mais mão de obra, um capital elevado e uma maior rede de vendas.
Ultimamente os empresários no comércio online estão encontrando dificuldade na hora de oferecer algo que o cliente realmente esteja procurando. Por isso, é importante se questionar na hora que for abrir uma loja online:
Aqui, como em todos os lugares, Startups cometem erros comuns que é necessário aprender para não repetir.
É comum estarmos familiarizados com modelos de negócios online que deram certo, porém, muitos fundadores de sites online de vendas substimam, por exemplo, o desafio logístico que vem junto com o negócio, como: armazenagem, remessa ou entrega. Todos estes afetam diretamente na qualidade do produto e na satisfação do cliente.
O plano de negócios nesse momento entra como um importante ator, para que todo o planejamento desde o financeiro até a análise correta de mercado seja feita, para não ter surpresas negativas. Uma outra maneira de prevenção ou de conseguir vantagem na hora de iniciar uma loja online é estudar os modelos dnegócios de grandes fornecedores de produtos e serviços (que podem ser seus concorrentes), e aprender, mas não copiar – como a Amazon e o Ebay.
Em nossa ferramenta você pode encontrar tanto o comércio online alimentício (Solvino), como de produtos inovativos (Heimplanet – barraca inflável), cujo canal principal de distribuição são as lojas online. A partir deles, é possível encontrar dicas e se informar melhor sobre os obstáculos, pontos positivos e o que é necessário prestar atenção na hora de fazer um plano de negócios quando for entrar nesse mercado.