O sonho de abrir um restaurante

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Você tem uma grande ideia, ou um sonho de abrir um restaurante com as receitas tradicionais da sua família. Perfeito! Vai ser difícil escolher um tipo de cozinha que não tenha concorrentes. Mas, talvez a comida não é tão boa nem o ambiente tão confortável quanto você gostaria que fosse. Enfim, você começa a conversar com alguns amigos, verificar suas finanças e juntar dinheiro, talvez surja uma parceria com alguém da família. Você encontrou o lugar e se estabeleceu. Construiu toda a infraestrutura, contratou funcionários, trabalhou horas para deixar tudo pronto, aperfeiçoou os pratos que serão servidos e o serviço que será prestado. Seu lançamento está cada vez mais perto. Seus amigos e familiares virão experimentar e dar feedback, você irá fazer as mudanças necessárias, obter feedback de alguém da área e, em seguida, chegará a hora. A hora de abrir um restaurante, o seu sonho. O website está pronto, a imprensa notificada e seus convidados bem-vindos ao novo local com a gastronomia tradicional da sua família.

A história acima representa uma jornada que dezenas de milhares de pessoas ao redor do mundo se comprometem a cada ano. Antes do termo “empreendedor” ser diretamente associado com inovadores digitais de softwares e escalam seus negócios globalmente, era abrindo um restaurante ou executando um pequeno bar de bairro que fazia (e ainda faz) muitas pessoas serem empreendedores.

O setor de restaurante no Brasil é extremamente grande, com uma expansão anual em torno de 10%. De acordo com dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/SP), existem mais de 1,2 milhão de restaurantes no país, que empregam mais de seis milhões de pessoas e movimentam 73 bilhões de reais ao ano. Esses índices só têm a crescer, pois além de restaurantes, existem os serviços de catering e buffet para festas ou empresas.

Algumas dicas importantes:

Ouça seus clientes

Qualquer Chef ou gerente de um restaurante irá dizer que o objetivo é fazer com que seus clientes saiam mais feliz do que quando entraram.

Uma grande parte do esforço atrás de um restaurante é descobrir como fazer isso. Eles irão fazer de tudo para testar e provar qual prato fez mais sucesso e qual deverá ser aperfeiçoado. No começo, assim como todos negócios no mercado, existe uma fase de teste. Importante é nunca deixar de perguntar pelo feedback do cliente, seja após a comida ou pelo website do restaurante. Hoje em dia, tem como se cadastrar e criar a página do restaurante em sites como Tripadvisor para receber rating de clientes.

Ter uma abordagem analítica e constantemente pedir feedback através dessa variedade de meios ajudará a compreender melhor as necessidades dos seus clientes.

“Servimos bem para servirmos sempre”

Repita o que fez sucesso, mas não deixe de inovar

“A inovação de hoje é a tradição de amanhã.” – Bastianich, Lidia.

Inovar é sempre bom. Porém, a fórmula do sucesso de alguns restaurantes é apostar na volta e conquista de clientes com pratos que só o seu restaurante faz melhor.

Depende do restaurante, do local, da especialidade. Muitos restaurantes mudam suas especialidades ou até o menu completo em uma base diária ou semanal. Mesmo pratos exclusivos são atualizados e refinados, ao longo de um período de anos. Como empreendedor, essa é uma fórmula de testar seu produto e negócio e se manter competitivo.

Criar uma conexão emocional entre o cliente x ambiente x comida é muito importante. Podemos não perceber, mas uma boa parte do que comemos e amamos está ligado a momentos de alegria ou tradições. Por isso, apesar de inovar ser algo importante, criar um prato especial como marca registrada do seu restaurante é fundamental.

Pense sobre a experiência diária

“Eu tenho uma obsessão diária sobre tudo. Não somente o que fazemos bem, mas o que podemos fazer melhor. “ Batali, Mario.

Finalmente, uma lição que podemos aprender com empreendedores de restaurantes é saber que o importante é pensar não apenas no que você considera o núcleo do seu produto ou serviço, mas cada detalhe que você pode melhorar para seu cliente. Desde o serviço, a comida, a música até o ambiente. Um bom dono de restaurante analisa todos esses elementos com bastante cuidado, pois sabe que todos influenciam a experiência do cliente.

O grande teste para o restaurante é a experiência diária. Ao longo do dia ou noite em um restaurante diversas situações inesperadas podem acontecer. Clientes atrasados para a mesa reservada, bebidas derrubadas, pratos de comida queimado. Apesar de todas essas possibilidades, o importante para um restaurante de sucesso é ter uma equipe focada que fará os clientes se sentirem bem servidos o mais rápido possível.

Ter um restaurante é mais que servir um produto ou serviço, é servir experiência. É a partir daquele momento que o cliente vivencia que ele decidirá se voltará ou não. Talvez a comida tenha que melhorar, mas o atendimento foi perfeito. A bebida demorou, mas a comida estava deliciosa. E assim por diante, são experiências diárias que desenvolverão um restaurante.

Conclusão

Empreendedorismo em qualquer indústria é cheia de desafios, mas você pode obter vantagens para ter sucesso, como: ouvir as necessidades do cliente, pensar em toda a sua experiência com a sua empresa, aprender constantemente com a tradição, mas sem deixar de inovar ou melhorar para criar uma experiência ainda mais agradável para você e seus clientes.

bhp