A importância de um processo contínuo de aprendizagem

Rounded Button Secondary 2

Tanto para o empreendedor quanto para seus funcionários, crescer dentro de uma empresa é um conjunto de diversos fatores. Continuar aprendendo e evoluindo na área profissional é um deles. Seja com cursos na área, lições on-line ou congressos.

De fato, nós aprendemos e muito no nosso dia-a-dia. Com cada problema que surge, dúvidas ou com os colegas de trabalho. Não é à toa que a maioria das pessoas começam seus estágios na área de ensino já no segundo ano (ou até primeiro) da faculdade. A graduação, cursos técnicos ou a paixão de saber o que faz bem dá a base necessária para seguir o caminho na área de trabalho escolhida.

Após esse início, é importante também investir em algo que fará você descobrir novos processos, inovações ou informações cruciais para a sua área de trabalho.

Desenvolvimento de talentos em empresas

Os desenvolvimentos de talentos são cada vez mais presentes nas empresas. Esse é um tipo de programa normalmente oferecido pelo RH, que direcionará o funcionário para cursos específicos ou abrangentes e que poderão ser úteis desde o setor de produção até o departamento de vendas, por exemplo.

De acordo com o Relatório de tendências de Recursos Humanos 2015 feito pela Deloitte: 78% ou quatro em cinco questionados classificam retenção de talentos como importante ou urgente.

Porém, esses tipos de programas de aprendizagem para funcionários só são acessíveis em grandes corporações, e alguns deles já estão bem ultrapassados. Então, como tornar esse tipo de programa mais intuitivo, instituindo uma cultura de continuidade de aprendizagem dentro de Startups e empresas menores? Ou mesmo para o próprio empreendedor, que se trabalhar sozinho deve dar importância e renovar seus conhecimentos, se atualizar e aprender.

Sebrae é um ótimo exemplo para o empreendedor iniciar ou dar continuidade ao processo de aprendizagem.

O que está me impedindo?

A rotina de trabalho normalmente é extremamente corrida. Para conseguir seguir um processo de aprendizagem é necessário fazer fora das horas de trabalho. Por isso, combinar uma constante aprendizagem e aprimorar o trabalho diário é extremamente importante para o desenvolvimento e retenção de talentos.

Aprender é algo não-linear e deve se adaptar ao nosso fluxo diário – não nos tirar dele. O modelo contextual de aprendizagem (streaming) é muito mais útil que o linear e hierárquico. Com um novo modelo colaborativo, é possível compartilhar o que aprende e ter acesso sempre que precisar.

Sebrae é um ótimo exemplo para o empreendedor iniciar ou dar continuidade ao processo de aprendizagem.

Processo atual de aprendizagem

O processo de aprendizagem do funcionário será sempre constituído de processos rápidos e simples. Assim como a indústria de marketing e as redes sociais nos ensinou, é possível procurar o que você precisa saber apenas com palavras-chaves e softwares que explicarão com clareza, sem complexidades e darão aos funcionários a oportunidade de aprender no dia-a-dia. Isso tudo com tutoriais, vídeos, livros online e softwares.

A ênfase tem que ser: fluidez. Dito isso, é válido tanto para plataformas online de cursos quanto para os presenciais. Bom exemplo é o primeiro congresso online de empreendedorismo feito pelo Sucesso na Crise, no qual o CEO do SmartBusinessPlan participou dando uma palestra completa do por que é importante fazer e otimizar seu plano de negócios. Ele e muitos outros empreendedores que participaram, mostraram essa ideia de levar o aprendizado para o dia a dia num congresso online, com vídeos de 20-40 minutos.

É importante, então, aumentar a consciência em torno de questões como a diversidade e inclusão, deficiência visíveis e invisíveis e habilidades de liderança dentro das empresas (independentemente de seu tamanho). Essas são apenas algumas das razões pelas quais a aprendizagem dos funcionários e empreendedores são essenciais.

A implementação de programas de aprendizagem de funcionários nas próximas gerações será a carta na manga que irá separar empreendedores experientes dos seus concorrentes.

Dica:

TED Talks é um canal do youtube que se encaixa exatamente nessa forma de aprendizagem: rico em conteúdo, dicas importantes e rápido!

SEO PRO Educating Young Entrepreneurs – TED Talk by Cameron Herold – SEO PRO, NYC – Business Tips

bhp